Show More

Medicina Funcional

A Medicina Funcional é uma nova abordagem médica que atende melhor às necessidades de saúde do século XXI ;com olhar voltado aos sistemas orgânicos através de uma forte aliança entre médico e paciente.

Ao mudar o enfoque da Medicina Tradicional, centrado na doença, a Medicina Funcional atende à todas as pessoas, com uma abordagem centrada no paciente . Consiste em escutar sua história, visando estabelecer as interações entre os fatores ambientais, genéticos e estilo de vida que podem influenciar na saúde a largo prazo. Desta forma a Medicina Funcional têm um olhar único para a expressão de saúde e vitalidade de cada indivíduo.

De que forma  a Medicina Funcional muda a maneira como é feita a Medicina Convencional ( Alopática) ?

• Oferece um poderoso sistema operativo com um novo modelo clínico para a avaliação integral do indivíduo. Através do delineamento de uma matriz da Medicina Funcional (organização dos dados relevantes da história clínica), visa o tratamento e a prevenção de doenças crônicas .Desta forma, substitui os modelos obsoletos e ineficazes voltados para a resolução de quadros agudos e amenização de sintomas em quadros crônicos.

• A Medicina Funcional incorpora os últimos conhecimentos na ciência genética, da biologia dos sistemas e da compreensão de como os fatores ambientais e estilo de vida influenciam na aparição e progressão da enfermedade.

• Permite a prática de uma Medicina Personalizada e pró ativa onde o paciente tem um papel importante na promoção de sua saúde.

• Seu modelo terapêutico está embasado nos estudos científicos mais recentes e visa uma abordagem integral a través da nutrição ( correção dos hábitos alimentares e  suplementação com vitaminas, minerais e aminoácidos), equilíbrio hormonal, uso de fitoterápicos ( ervas com princípios farmacológicos) , exercício físico ( aeróbico, força, resistência e flexibilidade), manejo  do estresse, técnicas de manipulação (quinesiologia,acupuntura, massagem)  e relaxamento  ( como meditação e atividades de lazer ) .

Longevidade Saudável

Sabemos que a expectativa de vida da população mundial vem aumentando graças aos avanços da Medicina bem como às medidas de controle sanitário. Conforme estudos, espera-se que em 2050 tenhamos mais de 2 milhões de centenários (pessoas com mais de 100 anos), em 1999 este número era de  150 mil .

É magnífico podermos viver tanto assim ,não é?! Porém , como alcançar uma vida longa preservando todas as nossas funções vitais e intelectuais?!

A Medicina Anti-aging , visa um envelhecimento  saudável  fundada sobre a aplicação de tecnologias médicas e científicas avançadas para a detecção precoce, prevenção , tratamento e reversão da disfunção, distúrbios e doenças relacionados à idade. É um modelo de cuidados de saúde que visa prolongar o tempo de vida saudável em humanos de forma que sejamos capazes de viver de forma produtiva e independente.

Pilares da Medicina Anti-Aging ( para o Envelhecimento Saudável) :

*Alimentação Saudável

*Equilíbrio Hormonal (através da modulação hormonal com hormônios bioidênticos quando necessário)

*Suplementação Nutricional ( repor vitaminas, minerais e aminoácidos que estejam deficientes)

*Exercício Físico

*Controle do Estresse ( fator importante relacionado ao envelhecimento precoce)

Nutrologia

A Nutrologia é a especialidade médica que estuda, pesquisa e avalia os benefícios e malefícios causados pela ingestão dos nutrientes, aplicando este conhecimento para a avaliação de nossas necessidades orgânicas, visando a manutenção da saúde e redução de risco de doenças, assim como o tratamento das manifestações de deficiência ou excesso.

O acompanhamento do estado nutricional do paciente e a compreensão da fisiopatologia das doenças diretamente relacionadas aos nutrientes permitem ao nutrólogo atuar no diagnóstico, prevenção e tratamento destas doenças, contribuindo na promoção de uma longevidade saudável, com melhor qualidade de vida.

A Nutrologia se aplica: ao tratamento de sobrepeso e obesidade; tratamento dos transtornos alimentares como anorexia ,bulimia e outros transtornos de compulsão alimentar; nutrição esportiva em atletas; nutrição preventiva; nutrição na terceira idade e qualidade de vida; avaliação da composição corporal; tratamento de doenças influenciadas pela nutrição: distúrbios gastrointestinais, diabetes, câncer, cardiopatia, hipertensão, hipercolesterolemia (aumento do colesterol), doença reumática, osteoporose dentre outros; avaliação nutricional: pós-operatório, má absorção, alcoolismo, desnutrição; nutrição parenteral e enteral.

O que diferencia um Médico Nutrólogo de um Nutricionista?

O Nutricionista é um profissional formado em nutrição cujas funções principais quanto a sua atuação clínica são: orientar o paciente quanto aos hábitos alimentares apropriados e criar cardápios balanceados para o metabolismo de cada indivíduo, com o objetivo de emagrecimento , aumento de peso ou ganho de massa muscular ,em caso de esportistas. A maioria de suas dietas é estabelecida a partir do histórico do paciente, hábitos alimentares e estilo de vida. O nutricionista não tem autorização para receitar remédios nem indicar internações.

Cinesiologia Aplicada

Cinesiologia Aplicada (CA) é um sistema que avalia aspectos mentais da saúde, usando o teste muscular manual do combinado com outros métodos padrão de diagnóstico estrutural e químico. É um sistema não-invasivo de avaliar a função do corpo que é único na arte da cura.

Os termos combinados " cinesiologia" e " aplicada " descreve a base do presente sistema , que é o uso de teste muscular manual para avaliar a função do corpo através da dinâmica do sistema músculo-esquelético.

Os tratamentos podem envolver a manipulação ou mobilização específica , terapias miofasciais , técnicas cranianas , uso da acupuntura e meridianos, nutrição clínica , manejo dietético , habilidades de aconselhamento e avaliação de irritantes ambientais .A tríade de saúde ( desenho acima) enumera as três causas básicas de problemas de saúde.

Eles são : estrutural, químico e mental, com uma estrutura como a base da tríade. Literalmente, todos os problemas de saúde, seja funcional ou patológico, estão envolvidos com uma parte ou todas as partes da tríade. A CA permite ao médico avaliar o equilíbrio funcional da tríade e terapia direta para o lado (os) desequilibrado(os).O médico que está ciente da tríade de saúde, e avalia cada paciente para todos os seus três lados, aumenta a sua capacidade de encontrar a causa subjacente básica de um problema de saúde do paciente.

Estas técnicas são desenvolvidos e aprovadas pela International College of Applied Kinesiology Board of Standards.

Medicina Ayurvédica

A Medicina Ayurvédica ou Ayurveda cujo significado em sânscrito: “Ciência ( veda) da Vida ( ayur) ", é uma prática milenar, originária na Índia há mais de 7 mil anos. Define um ser humano saudável sendo aquele que apresenta doshas (humores: kapha,pitta, vata ) e agni ( fogo digestivo) em equilíbrio, dhatus ( tecidos) e malas ( excreções) cumprindo suas funções adequadamente e um bem estar com relação aos sentidos, mente e alma ( atma).

Esta visão vai de encontro à definição da Organização Mundial de Saúde: “saúde não é apenas a ausência de doença mas o completo bem estar físico, mental e social”. No entanto, para alcançarmos este objetivo necessitamos de uma rotina diária de hábitos saudáveis denominada dinacharya .Sua abordagem terapêutica busca uma alimentação baseada nos doshas (biotipo) de cada paciente,uso de fitoterápicos, massagem com óleos medicados, prática de yoga e outras técnicas .

São Bernardo do Campo - SP         Av. Caminho do Mar

1850, sala 31