Blog

Dieta de eliminação integral


A dieta de eliminação integral é um programa dietético desenhado para limpar o corpo de alimentos e químicos ( ambientais , medicamentos, álcool , tabagismo e outras drogas) aos quais você possa ser intolerante ou sensível, e , ao mesmo tempo, melhorar a habilidade de lidar e se desfazer destas substâncias tóxicas.

Deve ser realizada por um período de pelo menos 3 semanas , onde terá de remover os alimentos com maior potencial de gerar intolerâncias e toxicidade em seu organismo, logo deve ser reintroduzido um alimento a cada 4 dias, e observaremos se aparecerá algum sintoma como: dor de cabeça,inchaço, distensão abdominal, alteração do hábito intestinal

( constipação / diarréia), cansaço, alteração do sono , alteração do humor, alteração de concentração, rashes cutâneos, dentre outros .

Este período de 3 semanas deve ser respeitado pois é o tempo que leva nosso sistema imunológico para voltar ao seu estado basal frente a uma resposta agressora , onde há a produção de IgG's (imunoglobulinas ) cuja vida média é de 21 dias aproximadamente.

Se perceber algum sintoma ou sinal diferente durante os 4 dias seguidos à ingesta de determinado alimento, significa que você apresenta uma provável intolerância à este alimento, e este deverá ser eliminado de sua dieta por um período maior (entre 6 meses à um ano) para então tentar reintroduzi-lo em sua dieta.

Não existe uma resposta típica ou normal para esta dieta. Assim como qualquer outra dieta, a resposta será bastante individual pois depende das características psicológicas, mentais e bioquímicas de cada pessoa; ao grau de exposição à toxinas ; e a outros fatores do estilo de vida.

Geralmente, as pessoas que iniciam esta dieta de eliminação relatam um aumento de energia, melhora do estado de alerta mental, diminuição de dores musculares e das articulações, e um sentido geral de melhora e bem estar. Sem dúvida, algumas pessoas também relatam algumas reações iniciais à dieta , principalmente na primeira semana, a medida que se adaptam as novas modificações. Os sintomas que podem experimentar na primeira semana podem ser: alteração do padrão do sono, náuseas, dor de cabeça, rigidez muscular ou nas articulações e alterações nas funções gastrointestinais. Estes sintomas raramente persistem por muito tempo.

*Alimentos à excluir nestas 3 semanas:

-Laranja e suco de laranja

-Leite e derivados.Sorvetes

-Trigo, milho, cevada , centeio, aveia se não for a sem glúten

-Carne de porco, vaca, salsichas, enlatados , embutidos e mariscos.

-Soja e derivados.

-Amendoim e derivados.

-Óleos processados, hidrogenados, molhos para salada, maionese, manteiga, margarina

-REFRIGERANTE ,sucos e chás industrializados

-Café, bebidas com cafeína ( energéticos)

-Achocolatados industrializados , chocolate

-Álcool

-Açúcar refinado, demerara, cristal, mel, mapple syrup, xarope de milho( Karo) , sucralose, xilitol, ciclamato de sódio, sacarose

-Sal refinada, molho de tomate industrializado, shoyu,molho barbecue, molho teriyaki , glutamato monossódico ( ayinomoto)

-Ovos ( não orgânicos)

*Alimentos permitidos:

-FRUTAS: frutas frescas ( preferir as da estação e com baixo conteúdo de frutose como amoras, maçà verde, pera, melancia...), sem açúcar, congeladas ou batidas com água

-LEITES VEGETAIS : leite de arroz, aveia sem glúten, nozes, amêndoas, coco

-CEREAIS SEM GLÚTEN: quinoa, amaranto, painço, arroz integral, aveia sem glúten e sorgo

-PROTEINAS ANIMAIS: peixes fresco do mar, cordeiro, pato, frango e perú( de preferência que sejam orgânicos )

-PROTEÍNAS VEGETAIS: feijões, lentilhas, grão de bico e outras leguminosas

-NOZES E SEMENTES: nozes, semente de girassol , avelãs, castanha de cajú sem sal, amêndoas, gergelim, chia, linhaça

-VEGETAIS: crus, ao vapor, cozidos, salteados ou grelhados

-ÓLEOS: oliva, coco, gergelim, linhaça, abacate, nozes, girassol – Desde que prensados à frio e o ghee ( manteiga clarificada)

-BEBIDAS: água filtrada, chá de ervas sem cafeína, água mineral ou com gás natural

-ADOÇANTES: stévia, frutas (ex: uvas passas, tâmaras)

-CONDIMENTOS: vinagre ( de maçãs orgânica) , todas especiarias, sal integral ( himalaya, sal grosso, flor de sal), açafrão da terra ( cúrcuma) pimenta, canela, alho, gengibre, mostarda, orégano, etc...

Sei que o processo de mudança de hábitos alimentares pode ser um pouco complexo mas você se sentirá muito mais leve e disposta(o). Procurei colocar as informações da forma mais simples e fácil possível. Para os que estão em busca de perda de peso, nesta fase ainda não devem restringir às calorias pois o corpo necessita de nutrientes para trabalhar, e só de retirar a "sujeirada" ele já trabalhará muito mais leve e consequentemente queimará gordura mais fácil. Evite atividade física de moderada a intensa nesta fase. Beba bastante água (1,5 a 2 litros por dia) , durma cedo ( antes das 10 pm) , e em caso de dúvidas, não deixe de me escrever. Estarei sempre à disposição!! drakatrynhaddad@gmail.com

No próximo post falarei de outros métodos para detecção de intolerância alimentar. Acompanhe!;)

Featured Posts
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon

        São Bernardo do Campo - SP         Av. Caminho do Mar

1850, sala 31

+55(11)94200-3337

 

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

São Paulo - SP

+55(11) 95070-8884