Blog

Leites Vegetais


Os “leites vegetais” são bebidas feitas a partir de grãos, sementes, cereais, que substituem os leites de origem animal. É uma ótima opção para as pessoas que estão em processo de remoção do leite e derivados da dieta (veganos ,pessoas com intolerância a lactose e os que buscam qualidade de vida, visto os efeitos deletérios do leite de vaca) .Estes são altamente nutritivos e saudáveis. Podem ser feitos de forma germinada ( hidratados em água até que surjam os brotinhos) e cozidas, bem como misturar diferentes alimentos para o preparo de um mesmo leite. Experimente!

A vantagem desses leites em relação ao leite de vaca são: não contém antibióticos ( dados às vacas para prevenir infecções) , hormônios ( para aumento da produção de leite), lactose e caseína ( moléculas de difícil digestão e que frequentemente causam intolerâncias e alergias), também são ótimas fontes de cálcio, proteínas, gorduras boas ,fibras e muitos outros nutrientes e vitaminas.

Obs: Cada pessoa apresenta um metabolismo diferente, logo você debe observar qual a reação do seu corpo frente a cada alimento. Também é possível apresentar intolerância à qualquer um dos alimentos aqui listados. Em caso de sintomas como : aumento de gases, azia, dor de cabeça, inchaços, dentre outros. Suspender o seu uso e consultar seu médico ou nutricionista para avaliação de Intolerâncias Alimentares.

Sugestões :

Leite de coco

Retire a água de um coco maduro (seco). Leve ao forno (180 graus) por 30 minutos, isso irá fazer com que a polpa se desgrude da casca mais fácilmente. Quebre-o , retire a polpa e bata no liquidificador com 900 ml de água filtrada morna. Coe com um pano de algodão. Use a polpa que sobrar no pano para fazer receitas como cookies, bolos, tortas… Conserve em geladeira.

Leite de castanha ( castanha do Pará ou de cajú) ou amêndoas

Deixe as castanhas de molho na água de um dia para o outro.Escorra esta água e coloque 3 copos de água filtrada para cada xícara de castanhas . Bata no liquidificador e coe. Conserve em geladeira.

Leite de quinoa

Em uma panela, adicione 4 colheres de grãos de quinoa e um litro de água filtrada. Espere até que a água ferva e então, descarte-a mantendo apenas os grãos (isso removerá o gosto amargo presente na quinoa); em seguida adicione mais 1 litro de água e deixe cozinhar por aproximadamente 25 minutos. Bata-os no liquidificador e se desejar , poderá coá-lo. Conserve em geladeira.

Leite de gergelim

Coloque 1/2 xícara de gergelim cru de molho em um copo de água filtrada por 1 hora. Descarte a água do molho, adicione 2 copos de água e bata bem no liquidificador. Coe em uma coador de algodão . Conserve em geladeira .

Leite de Alpiste

Coloque cinco colheres de alpiste em um copo com água filtrada. Deixe de molho de um dia para o outro. Escoe a água e substitua por um litro de água . Bata no liquidificador e coe.

Leite de aveia orgânica

Coloque uma xícara de aveia em pó e duas xícaras de água filtrada, e bata no liquidificador. Se preferir, coe . Para alcançar a textura mais cremosa de um “creme de leite”,a ser usado em diversos preparos, acrescentar uma quantidade maior de aveia .

Leite de girassol

Coloque uma xícara de sementes de girassol sem a casca, de molho de um dia para o outro. Lave-os com água corrente e bata-os em liquidificador com 4 copos de água filtrada. Coar é opcional.

Leite de inhame

Descasque 1 inhame pequeño, cozinhe no vapor até que esteja molinho e bata no liquidificador com uma xícara de água. Coe em pano de algodão. Conserve em geladeira.

Leite de linhaça

Para preparar 1 copo de leite, meça 2 colheres de sopa de linhaça para cada copo de leite que irá preparar(para crianças, utilize apenas 1 colher de sobremesa para cada copo); lave os grãos em uma peneira, cubra-os com água e deixe de molho em um recipiente de vidro, por 2 a 4 horas. Após ,bata-os bem no liquidificador com um copo de água filtrada, e coe em uma peneira. Conserve em geladeira.

Featured Posts
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon

        São Bernardo do Campo - SP         Av. Caminho do Mar

1850, sala 31

+55(11)94200-3337

 

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

São Paulo - SP

+55(11) 95070-8884